INAUDITO, A Aventura de Ouvir

Exposição interativa patente até 08 de Fevereiro de 2015

Planetário Calouste Gulbenkian – Centro de Ciência Viva
Praça do Império - Lisboa

Já alguma vez se perguntou o que é necessário para que os outros nos ouçam? Porque é que as pessoas ouvem a nossa voz de forma diferente daquela que nós ouvimos?

INAUDITO, A Aventura de Ouvir, chega ao Planetário Calouste Gulbenkian para responder a todas estas questões.

INAUDITO é uma exposição itinerante, informativa e interativa. Descubra porque ouvimos, qual o caminho que as ondas sonoras percorrem até chegarem ao cérebro, quão importante é para a nossa vida social termos uma boa audição e que soluções existem atualmente para solucionar os problemas auditivos, quando eles se manifestam.

Âmbitos da exposição

O MUNDO DO SOM - Vivemos num mundo onde os sons fazem parte da nossa vida, nos dão informação, nos dão prazer e nos facilitam a comunicação. Escute os diferentes sons que nos rodeiam. Reconhece-os todos?

A MÁQUINA DO OUVIDO - O ouvido é uma máquina complexa, capaz de diferenciar frequências distintas e de identificar a distância e direção dos sons; definitivamente, é uma ferramenta fundamental para a vida social. Descubra porque ouvimos.

TÚNEL DO SILÊNCIO - A máquina do ouvido, às vezes, pode danificar-se por diferentes motivos e deixamos de poder ouvir bem os sons; tal como a visão, a capacidade auditiva tende a diminuir com o passar dos anos. Experimente a sensação de não conseguir ouvir bem.

QUE SOLUÇÕES EXISTEM? - Perante a perda auditiva, existem diferentes soluções que permitem recuperar o mundo dos sons, adequadas para ajudar cada pessoa. Saiba como pode ter uma boa audição.

Participe nas atividades, jogue com o som, interaja com outros visitantes e descubra todos os mistérios do sistema auditivo.

Horário:

  • De Terça a Sexta e Domingos.
    Das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30.
  • Sábados e feriados.
    Das 14h30 às 16h30.

(Encerrado de 24 a 26 de Dezembro e de 31 de Dezembro a 2 de Janeiro)

Visita com duração média de 50 minutos.

Mais informações: geral@gaes.pt

Linha Atendimento GAES: 808 10 11 12

Visitas guiadas

Mediante marcação.

Mínimo de 10 pessoas por grupo ou integração em grupos previamente marcados.

Inscrições: geral@gaes.pt

Para preparação de visitas de escolas, o Professor responsável poderá solicitar uma apresentação da exposição assim como um guia de apoio aos alunos.